HISTÓRIA CESAM

O Centro de Estudos de Segurança da Amazônia (CESAM) surgiu da necessidade de compreensão dos problemas de segurança na região a partir de uma perspectiva aprofundada e científica. A Amazônia é uma região de grande potencial que atrai atenção mundialmente. Em especial, as questões de natureza ambiental são o aspecto mais relevante quando a região é lembrada. Contudo, a Amazônia sofre com problemas sérios de segurança, seja em suas florestas ou em suas cidades. Assim, o CESAM nasceu do entendimento compartilhado por profissionais de segurança pública, acadêmicos e gestores a respeito da necessidade de se conhecer os problemas vivenciados pela região a fim de elaborar políticas públicas de qualidades e adaptadas à sua realidade.

A ideia de se constituir um centro voltado aos estudos dos problemas de segurança na região surgiu no I Primeiro Seminário Internacional sobre Segurança da Amazônia que congregou profissionais de distintas origens preocupados com a dinâmica da segurança pública na região. Desse modo, a Carta de Manaus, de 19 de Agosto de 2011, ressaltou a necessidade de uma instituição voltada à pesquisa científica e à formação no campo da segurança pública como fundamental para a construção de políticas públicas para a região.

O CESAM tem por objetivo auxiliar o poder público para reduzir os índices de violência na região e aumentar a qualidade de vida de suas populações. Adicionalmente, para o CESAM a segurança pública é indispensável à proteção da biodiversidade amazônica.

SISAM

O CESAM realiza regularmente o Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (SISAM) que congrega profissionais do campo, acadêmicos e gestores públicos. Em suas edições passadas o evento contou com a presença de importantes gestores no campo da segurança pública, como Antanas Mockus (Ex-prefeito do Bogotá), Richard Arborn (Consultor de Segurança), Ricardo Balestreri (Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública).

VISÃO

Ser referência em estudos, pesquisas científicas e desenvolvimento de projetos na área de Segurança em geral da Amazônia.

MISSÃO

Contribuir através de pesquisas, pesquisas científicas e projetos educacionais para promover a segurança da Amazônia de diferentes formas. Focando no aspecto ético e humanista buscando colaborar com o desenvolvimento sustentável, a cidadania e a paz na região.

PRINCÍPIOS E VALORES

Responsabilidade social e ambiental

Respeito pelos outros

Desenvolvimento profissional

Decisões cientificamente apoiadas