Governador Wilson Lima em visita ao pelotão de Ipiranga

 

O combate nas fronteiras da região amazônica brasileira é sempre um desafio para as forças de segurança.

Para enaltecer o trabalho dos agentes das forças armadas, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, visitou o 2º Pelotão de Fronteira do Exército em Ipiranga.

Ao todo o Exército possui 24 pelotões de fronteira na região da Amazônia Brasileira.

Em parceria com o Governo do Amazonas, o EB vai intensificar a atuação no combate ao narcotráfico e outros crimes ambientais.

O problema das fronteiras foi o principal tema abordado no III Seminário Internacional de Segurança na Amazônia (SISAM), realizado em maio deste ano.

O evento debateu com autoridades brasileiras e internacionais sobre a questão do narcotráfico na região da Amazônia Brasileira.

A visita do Governador Wilson Lima faz parte da programação da segunda edição do “Amazonas Presente”.

O tenente Isaudo Monteiro Filho agradeceu a visita do Governador.

“É muito gratificante receber a visita do governador do Amazonas aqui no pelotão e poder ver as nossas possibilidades e limitações. A nossa missão aqui é combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais”, explicou.

O Governador também falou sobre a importância do EB no combate ao narcotráfico.

“O Exército tem um papel fundamental nesse processo de proteção da nossa floresta. Fiz questão de vir aqui cumprimentar os militares que, além de fazerem a proteção ostensiva, também trabalham com essas ações sociais de atendimento na área médica e de cidadania por aqui”, ressaltou o governador.

Fronteiras; Áreas sensíveis

Wilson Lima destacou, ainda, que a extensão e distância das fronteiras exigem um trabalho integrado das forças de segurança.

“A nossa fronteira é muito extensa, a maioria em áreas muito remotas. Aqui a gente está na fronteira com a Colômbia, há uma atividade muito intensa de transporte de produtos e, principalmente, a questão do tráfico de drogas, que é muito combatido por esse pelotão, com o apoio, em algumas situações, das polícias Militar e Civil”, frisou.

Amazonas Presente

O “Amazonas Presente” é o programa do Estado que leva para mais próximo da população os serviços do Governo e, nesta edição, atende municípios da região do Alto Solimões, com gabinete provisório do governador instalado em Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus).

 

Fotos: Maurílio Rodrigues / Secom